A investigação na área de Neurociências e Doença foca-se na função cerebral, disfunções e terapias para doenças do cérebro.
A área de Neurociências e Doença do CNC-UC investiga os mecanismos moleculares, celulares e dos circuitos neuronais que regulam o desenvolvimento e o funcionamento do cérebro, desde a comunicação e a plasticidade sinápticas, subjacentes à aprendizagem e à memória, até à regulação vascular da atividade neuronal, aos processos neurometabólicos e envolvidos no comportamento e no controlo das emoções. A investigação engloba o estudo das doenças do neurodesenvolvimento, neuropsiquiátricas e neurodegenerativas, incluindo as perturbações do espetro do autismo, a depressão, a esquizofrenia, o acidente vascular cerebral, as doenças de Parkinson e de Alzheimer e as doenças associadas a expansões de poliglutaminas, nomeadamente a doença de Huntington.
O trabalho experimental utiliza modelos celulares e animais, incluindo modelos de doença estabelecidos ou desenvolvidos internamente, neurónios humanos derivados de células estaminais pluripotentes induzidas e organóides cerebrais, bem como a amostras humanas. Esta investigação combina conhecimentos e metodologias de diversas áreas, nomeadamente da biologia molecular e celular, bioquímica, genética, ómicas, eletrofisiologia, microscopia avançada, neuroimagem e análise comportamental. O objetivo é aprofundar a compreensão dos mecanismos da disfunção cerebral, identificar biomarcadores e novos alvos terapêuticos e contribuir para o desenvolvimento de estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento.
O CNC-UC, membro do CiBB, subscreve a Declaração da Rede ALBA sobre Equidade e Inclusão. A ALBA é uma rede de neurocientistas dedicada à promoção de comunidades científicas mais inclusivas e equitativas. Esta declaração propõe ações concretas que indivíduos e organizações podem implementar para promover a equidade e a inclusão na comunidade científica.
Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.