Hugo Couto Moreira, investigador no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), foi distinguido com uma prestigiada bolsa de doutoramento INPhINIT Retaining da Fundação “la Caixa”, para desenvolver um projeto inovador na área das doenças autoimunes.
O projeto, intitulado “Uma estratégia para combater a autoimunidade: Reprogramação de células T autorreativas em células T reguladoras usando fatores de transcrição”, tem como objetivo restaurar a tolerância imunológica, evitando que o sistema imunitário ataque os próprios tecidos do organismo. Através da reprogramação de células T autorreativas em células T reguladoras, com recurso a fatores de transcrição, esta abordagem propõe uma nova estratégia terapêutica independente de antigénios para o tratamento de doenças autoimunes.
A investigação dá continuidade ao trabalho de reprogramação celular já desenvolvido pelo grupo de Reprogramação de Células Imunitárias do CNC-UC, oferecendo um caminho promissor para terapias mais eficazes e personalizadas, sem recorrer à imunossupressão generalizada.
O programa INPhINIT Retaining, financiado pela Fundação “la Caixa”, apoia anualmente 30 jovens investigadores de qualquer nacionalidade para realizarem o doutoramento em instituições em Portugal ou Espanha. Considerada uma das bolsas mais competitivas da Europa, inclui financiamento completo, formação transversal e apoio à carreira científica.