Referência: Master: SVmaturation - PTDC/MED-NEU/8030/2020
Área científica genérica: Biological sciences
Área científica específica: Neurosciences
Resumo do anúncio:
Abertura de concurso para contratação de 1 assistente de investigação para a realização de atividades de investigação na área de Ciências Biológicas (Neurociências)
Área científica genérica: Ciências Biológicas
Área científica específica: Neurociências
1. O Centro de Neurociências e Biologia Celular deliberou abrir concurso de seleção internacional para 1 lugar de mestre para o exercício de atividades de investigação científica na área científica de Ciências Biológicas em regime de contrato de trabalho a termo incerto ao abrigo do Código do Trabalho e com vista ao exercício de funções de investigação no âmbito do Projecto PTDC/MED-NEU/8030/2020 “A MATURAÇÃO DA VESÍCULA SINÁPTICA E A SUA RELEVÂNCIA PARA A NEURODEGENERAÇÃO “. O presente contrato a termo incerto é celebrado ao abrigo do disposto na al. g) do n.º 2 do artigo 140º do Código do Trabalho, conjugado pelo nº 4 do art. º148º do Código de Trabalho, e destina-se à satisfação de necessidades temporárias do primeiro outorgante e durará o tempo necessário à execução das atividades do projeto (WP1-WP5) que o justifica, devidamente concretizado no contrato, previsivelmente de 6 meses. O candidato selecionado terá comprovada experiência em trabalho no contexto laboratorial de forma independente com conhecimentos em biologia celular, bioquímica e/ou métodos de imagem/microscopia. Adicionalmente, o candidato terá bons conhecimentos da língua inglesa e terá mestrado ou outro grau superior de formação.
Texto do anúncio:
2. Legislação aplicável: Ao abrigo do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, na sua redação atual – Lei nº 93/2019, de 4 de Setembro.
Financiado exclusivamente pelo Orçamento de Estado em conformidade com o previsto no artigo 18.º do Regulamento de Projetos Financiados Exclusivamente por Fundos Nacionais, publicado em Diário da República, com o n.º 999/2016, de 31 de outubro (adiante RPOE), que vem estabelecer as condições de acesso e as regras de apoio a projetos financiados exclusivamente por fundos nacionais através da FCT, I. P.
3. O júri do concurso tem a seguinte composição: Presidente do Júri: Ira Milosevic (Investigador Responsável do projeto); Membros do Júri: Paulo César Silva Pinheiro, Nuno FilipeViegas das Neves Raimundo; Suplentes: Joana Ferreira.
4. Local de trabalho: Centro de Neurociências e Biologia Celular, edifício FMUC, polo 1, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
5. A remuneração mensal a atribuir é de 1.111.72 Euros ilíquidos, correspondente ao nível 13 da tabela remuneratória única, atualizada nos termos do Decreto-Lei n.º 109-A/2021, de 7 de dezembro..
6. Ao concurso podem ser opositores(as) candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de mestre em Ciências Biológicas ou afins e detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver. Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o reconhecimento do grau de mestre em Portugal terá de ser obrigatoriamente comprovado de acordo com a legislação aplicável: Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2019, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro, que entrou em vigor no dia seguinte à sua publicação e visa regulamentar o Decreto-Lei referido, regulando os aspetos da tramitação procedimental do reconhecimento de graus académicos e diplomas atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para a candidatura.
7. São requisitos gerais de admissão a concurso: Mestrado ou grau superior em Ciências Biológicas, Medicina, Ciências da Saúde, Bioquímica, Química, Biofísica, Neurociências ou afins.
8.
A posição a concurso é designada para a execução de actividades para auxiliar na gestão do projeto (encomenda de reagentes, documentação, gestão de colónia de murganhos, etc) e para desenvolver trabalho de investigação que inclui cultura de células, genotipagem, bioquímica básica, fisiologia básica e/ou técnicas de imagem/microscopia (com treino, quando necessário).
Tendo em consideração os objetivos do projeto, será dada preferência a candidatos com comprovada experiência em cultura de células e manipulação animal, no entanto, esta não será um pré-requisito para a posição. Um bom domínio da língua Inglesa é necessário uma vez que o candidato irá interagir com colegas e colaboradores estrangeiros no decorrer das suas funções.
9. A seleção realiza-se através da avaliação do percurso científico e curricular dos candidatos. A avaliação da trajetória académica e curriculum vitae, em particular do conteúdo das publicações científicas, do mérito científico e da capacidade de investigação nas áreas do projeto em questão, incidirá na sua relevância, qualidade e atualidade, de acordo com os seguintes critérios:
9.1 Avaliação integrada da trajetória cientifica e curricular do candidato, com base numa visão geral dos seus méritos científicos, sendo considerados os seguintes aspetos:
1) Consistência e qualidade do CV (CV), em particular um forte background científico, com experiência relevante em investigação, domínio das metodologias referidas no ponto 8. e/ou experiência em gestão laboratorial/projetos – 55%
2) Conteúdo e qualidade da produção científica (PC) dos candidatos, em particular apresentações/participação em conferências científicas e/ou cursos avançados de formação, e/ou as publicações em revistas internacionais – 35%
9.2 - Entrevista (E) [para os 3 melhores candidatos no CV+PC] – 10%
10. O sistema de classificação final dos candidatos é expresso numa escala de 0 a 100 e calculado de acord com a fórmula
CF = 0,65*CV + 0,25*PC + 0,10*E
11. O júri delibera através de votação nominal fundamentada de acordo com os critérios de seleção adotados e divulgados, não sendo permitidas abstenções.
12. Das reuniões do júri são lavradas atas, que contêm um resumo do que nelas houver ocorrido, bem como os votos emitidos por cada um dos membros e respetiva fundamentação, sendo facultadas aos candidatos sempre que solicitadas.
13. Após conclusão da aplicação dos critérios de seleção, o júri procede à elaboração da lista ordenada dos candidatos aprovados com a respetiva classificação.
14. A deliberação final do júri é homologada pelo dirigente máximo da instituição a quem compete também decidir da contratação.
15. Formalização das candidaturas:
15.1. As candidaturas são formalizadas mediante requerimento dirigido ao Presidente do Júri, onde conste a refª interna, nome completo, número e data do bilhete de identidade, do Cartão de Cidadão, ou número de identificação civil, número de identificação fiscal, data e localidade de nascimento, profissão, residência e endereço de contacto, incluindo endereço eletrónico e contacto telefónico.
15.2. Os candidatos devem indicar claramente na sua candidatura qual a posição a que se candidatam.
15.3. A candidatura é obrigatoriamente acompanhada de todos os necessários documentos, nomeadamente os documentos comprovativos das condições previstas no ponto 6 e 7 para admissão a este concurso, nomeadamente: a) Cópia de certificado ou diploma (o reconhecimento do grau é solicitado ao abrigo do artigo 9.º do Regulamento do Emprego Científico); b) Curriculum vitae detalhado e estruturado de acordo com os itens dos pontos 8 e 9; c) Outros documentos relevantes para a avaliação da habilitação em área afim relevante.
15.4. Os candidatos apresentam os seus requerimentos e documentos comprovativos, por email, para Ira Milosevic ira.milosevic@cnc.uc.pt até ao último dia do prazo de abertura do concurso, o qual se fixa a 01/06/2022.
16. São excluídos da admissão ao concurso os candidatos que formalizem incorretamente a sua candidatura, que não comprovem os requisitos exigidos no presente concurso. Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.
17. As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.
18. A lista de candidatos admitidos e excluídos bem como a lista de classificação final são publicitadas no instituto respetivo, sendo o candidato selecionado notificado por e-mail com recibo de entrega da notificação.
19. Audiência Prévia e prazo para Decisão Final: Após publicação dos resultados, os candidatos têm 10 dias úteis para se pronunciar. Nos 2 dias úteis seguintes, contados a partir da data limite para a apresentação de reclamações, são proferidas as decisões finais do júri, a publicar no site do CNC: http://www.cnbc.pt/.
20. O presente concurso destina-se, exclusivamente, ao preenchimento da vaga indicada, podendo ser feito cessar até a homologação da lista de ordenação final dos candidatos e caducando com a respetiva ocupação do posto de trabalho em oferta.
21. Política de não discriminação e de igualdade de acesso: O CNC promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.
22. Nos termos do D.L. nº 29/2001, de 3 de fevereiro, o candidato com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os candidatos devem declarar no formulário de candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado.
23. Nos termos do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados (RGPD) e da Lei n.º 58/2019 de 8 de agosto, o responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos/as candidatos/as recolhidos, no âmbito do presente procedimento concursal, é o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC). O CNC garante que os dados pessoais recolhidos em suporte físico ou digital, e qualquer que seja a sua natureza, são tratados de forma responsável, apenas para a finalidade de recrutamento, através de políticas e medidas adequadas em ordem a evitar acessos e utilizações indevidas ou eventuais intrusões, minimizando riscos e contribuindo para a segurança dos mesmos. O CNC não fornece nem permite o acesso aos dados pessoais por parte de terceiros, exceto para efeitos de cumprimento de obrigações legais devidamente justificadas. Os dados pessoais recolhidos serão conservados até um máximo de 6 meses, contados a partir do término do prazo legal de conservação previsto para o procedimento. A qualquer momento, o/a interessado/a pode contactar o CNC através do email dpo_cnc@cnc.uc.pt para solicitar informações sobre o tratamento de dados pessoais ou exercer os direitos legalmente consagrados.
DATA DE PUBLICITAÇÃO: 18/05/2022