Sobre o Centro

O CNC-UC

O CNC-UC é uma instituição científica que visa fomentar a investigação biomédica e biotecnológica com impacto social, promove o ensino pós-graduado multidisciplinar e presta serviços especializados a instituições de saúde e comunidade empresarial. O CNC-UC está comprometido com a investigação fundamental e na sua tradução em aplicações clínicas e/ou comercializáveis.

O CNC-UC integra o Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), uma parceria estratégica entre o CNC-UC e o iCBR. O CIBB reúne o maior conjunto de investigadores de excelência nas áreas da Biomedicina e da Biotecnologia na zona CENTRO. O CIBB é uma Unidade de I&D avaliada e financiada pela FCT (UIDB/04539/2020). O CIBB tem também o estatuto de Laboratório Associado e correspondente financiamento pela FCT (LA/P/0058/2020).

O CNC-UC junta investigadores das Faculdades de Medicina, Farmácia, Ciências e Tecnologia, do Instituto de Investigação Interdisciplinar todos da Universidade de Coimbra, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e do Instituto Português de Oncologia. É também membro fundador do parque biotecnológico BIOCANT. Estas parcerias únicas têm sido fundamentais para a promoção da investigação básica e aplicada, estudos graduados, transferência de tecnologia e colaborações académicas e não académicas.

O CNC-UC está ativamente envolvido na iniciativa GreenLabsCIBB, que visa a implementação de práticas sustentáveis diárias nos laboratórios, de forma a reduzir a pegada de carbono e energia e, a mitigar o impacto ambiental da investigação científica para proteger o nosso Planeta.

Marcos no CNC

Criação do CNC

CNC é reconhecido pela FCT como Laboratório Associado

Criação da Ciência Viva com o CNC como membro associado

Criação do Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina (PDBEB)

Criação do Biocant

Criação do Instituto de Educação e Cidadania (IEC)

Projeto Estratégico CNC.IBILI

Inauguração do Edifício UC-Biotech

Criação do Centro Académico Clínico (CAC)

Projeto Estratégico CIBB

Renovação de Estatuto de Laboratório Associado

Investigação sustentável - Arranque da iniciativa GreenLabsCIBB

Visão & Missão

A investigação e inovação responsáveis são centrais para a resposta aos desafios científicos e sociais contemporâneos.

No CNC promovemos a investigação biomédica nas áreas das neurociências, metabolismo e biotecnologia através e focam quatro pilares estratégicos:

Investigação

Investigação biomédica fundamental e aplicada

Preparação da nova geração de investigadores em áreas emergentes da biomedicina

Promoção da investigação translacional com uma forte parceria com clínicos

Empreendedorismo

Estimulo à inovação e à criação de valor

Envolvimento Social

Envolver a sociedade para promover cultura científica e confiança na ciência e nos cientistas

Excelência

Integridade

Inovação

Resiliência

Cooperação

Responsabilidade

Financiamento

Público

FCT, COMPETE-CCDRC (ESIF), Ciência Viva, Infarmed, European Commission, Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), National Institutes of Health (NIH).

Privado

Bial, Bluepharma, Santa Casa da Misericórdia, Fundação Calouste Gulbenkian, Maratona da Saúde, “la Caixa” Foundation, AFM-Téléthon, Jérôme Lejeune Foundation,Laboratoire INNOTECH International – Innothera, Medical Research Council, Bayer, Novartis, Roche, European Association for the Study of Diabetes (EASD), Merck, Blade Therapeutics, Wave Life Sciences, Alzheimer's Foundation of America, Brain & Behaviour Research Foundation, National Ataxia Foundation, The Michael J. Fox Foundation, Progeria Research Foundation, Teva Pharmaceutical, BioBlast Pharma, Mizutani Foundation for Glycoscience.