BEB Day premeia investigação de estudantes de doutoramento

13/06/2025
Foto 1: Luís Grilo e George Perry
Foto 2: Laura Carvalho e Bruno Soares
Foto 3: Catarina Rodrigues e Sofia Ferreira
Foto 4: João Roque e John Jones

 

A 19ºedição do simpósio do Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina (PDBEB), que aconteceu nos passados dias 26 e 27 de maio de 2025, no Seminário Maior de Coimbra, atribuiu prémios a trabalho de estudantes de doutoramento.
 

Luís Grilo (do grupo MitoXT) ganhou o prémio de melhor publicação do ano 2024 com a publicação "Cardiac Molecular Analysis Reveals Aging-Associated Metabolic Alterations Promoting Glycosaminoglycans Accumulation via Hexosamine Biosynthetic Pathway" publicado na revista Advanced Science.

 

O prémio de melhor poster foi atribuído a Laura Carvalho (do grupo Terapias Avançadas) pelo trabalho intitulado “mRNA formulation for fibroblast targeting in the context of spinal cord injury”, com o apoio da empresa LabOrders.

 

Foram ainda atribuídos dois prémios para a melhor apresentação: “Modulation of GABAergic synapses by autoantibodies from epileptic patients” de Catarina Rodrigues (do Grupo Sinalização Celular), com apoio da Alfagene; e “Addressing cerebellum defects in a mouse model of schizophrenia harbouring a human mutation in the CACNG2 gene encoding stargazin” de João Roque (do grupo Biologia da Sinapse), com o apoio das empresas Laborders e Chaperone.
 

 Para Nuno Empadinhas, coordenador do PDBEB, “Premiar apresentações, artigos e outras formas de disseminação da investigação realizada por estudantes de doutoramento constitui um reconhecimento do mérito e dedicação à ciência, incentivando a excelência académica, a comunicação eficaz das descobertas, e o desenvolvimento de competências essenciais para a carreira científica. Estes prémios estimulam a motivação, promovem a visibilidade da investigação emergente e contribuem para a construção de uma cultura de qualidade e inovação nas instituições de ensino e investigação.”.
 

Esta iniciativa reuniu mais de 80 pessoas em dois dias com painéis multidisciplinares, palestras, workshops e atividades sociais. O evento foi organizado pelos estudantes do PDBEB com apoio institucional do CNC-UC e do CiBB.
 

Mais sobre o evento aqui.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.