No Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, este ano comemorado a 18 de maio, damos a conhecer o estudo-piloto "GicO - Ginástica contra a Obesidade", que integra um projeto de investigação liderado pela Universidade de Coimbra dedicado ao combate e à prevenção da obesidade e excesso de peso.
34 crianças, entre os 6 e 7 anos de idade, da Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra, estão a participar no estudo-piloto GicO - Ginástica contra a Obesidade. O objetivo é desenvolver programas integrados na prevenção e tratamento de excesso de peso e obesidade em crianças e respetivas famílias.
O GicO surge no âmbito do projeto de investigação PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos, financiado com cerca de 9,5 milhões de euros pela Comissão Europeia, e está a decorrer desde o início do ano.
Numa primeira fase, os participantes fazem uma série de avaliações, entre testes físicos, funcionais e de composição corporal. A partir daí, são "construídas atividades de literacia, atividades físicas, entre outras", consoante a interação dos investigadores com as crianças, explica o coordenador do PAS GRAS, Paulo Oliveira. São os ginastas "que nos ajudam a construir este estudo-piloto que servirá mais tarde para expandir para outras populações jovens", acrescenta o também investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC).
A alimentação também é trabalhada no estudo-piloto. Através de desenhos e de jogos foi possível verificar que as crianças "têm um grande conhecimento sobre uma grande variedade de alimentos", revela uma das coordenadoras do GicO, Anabela Marisa Azul. É evidente "que as crianças partilham das atividades diárias familiares, nomeadamente na cozinha", acrescenta a investigadora do CNC-UC.
Durante ano e meio, os testes são repetidos em três momentos diferentes para verificar a eficácia do programa de atividades desenvolvido.
O GicO envolve uma equipa interdisciplinar de investigação: participam cerca de 30 investigadores, das áreas do desporto, biomedicina, ecologia, medicina, antropologia, nutrição, geografia da saúde, comunicação, ilustração, design e multimédia.
Veja um vídeo sobre este estudo piloto aqui.
Ana Bartolomeu e Catarina Ribeiro.