A próxima Conversa Improvável, com o tema Mitocôndrias à solta - onde está a energia? decorre no dia 26 de setembro, das 12h às 13h, no colégio de Santo António da Pedreira (Casa Museu Elysio de Moura, R. Dr. Guilherme Moreira 24, 3000-210 Coimbra – junto às Escadas de Minerva).
Esta conversa conta com a participação do pai de uma criança com doença mitocondrial, que dará o seu testemunho, da Professora Doutora Luísa Diogo, especialista em doenças metabólicas, Professora Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, investigadora no CNC-UC, Pediatra e coordenadora do Centro de Referência das doenças Hereditárias do Metabolismo da ULS-Coimbra, da Professora Doutora Manuela Grazina, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, neurocientista e especialista em Medicina de Precisão/Biomedicina Mitocondrial, investigadora no CNC-UC, diretora do Laboratório de Biomedicina Mitocondrial e Teranóstica (LBioMiT), Mentora científica (Centro Cirúrgico de Coimbra) e Comunicadora de Ciência. A conversa será moderada por Manuela Grazina e será ilustrada ao vivo pelo artista de banda desenhada Rui Tavares. O momento cultural irá ser dinamizado pelo curador da Casa Museu Elysio de Moura, Dr. Milton Pacheco. Será oferecido um livro sobre o tema a todos os participantes.
As mitocôndrias são as fábricas da energia das células. Cada molécula de ATP formada, vai contribuir para a manutenção da ordem celular, do funcionamento metabólico do organismo e da manutenção da vida, numa intricada e complexa rede de acontecimentos. Quando a produção de energia se encontra deficitária, surgem as citopatias mitocondriais, ou “avarias na fábrica de energia. As causas genéticas destas doenças são muitas e podem estar em dois genomas. O seu diagnóstico requer e equipas multidisciplinares. Existem diversos tipos e afetam o corpo humano de diferentes formas, em diferentes idades e condições. Iremos desvendar os seus mistérios e desmistificar alguns mitos, como: “então a culpa é da mãe?”. O evento é aberto a toda a comunidade e a entrada é livre.
As Conversas Improváveis representam uma iniciativa do grupo de ação de comunicação da linha de investigação em Metabolismo, Envelhecimento e Doença (MED) do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CiBB) da Universidade de Coimbra, e pretende fomentar a literacia em ciência e saúde com discussões informais, com abordagens dos temas de várias perspetivas, para promover a consciencialização sobre diversas doenças, e incentivar ações e decisões antecipadas e informadas, contribuindo, em última análise, para uma sociedade mais saudável.
As Conversas Improváveis decorrem em vários locais icónicos da Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, nomeadamente no Rómulo – Centro de Ciência da UC, no Museu da Ciência, no Jardim Botânico e no UC Exploratório, apenas para citar alguns.
Coordenam esta iniciativa o grupo de trabalho de comunicação da área MED do CiBB: Ana Isabel Duarte, Anabela Marisa Azul, Ermelindo Leal, Ilda Ribeiro, Manuela Grazina, Raquel Alves, Salomé Pires, Sandra Amaral.