Biotecnologia

Microbiomas, Metabolitos e Omics

Microrganismos

Ambientes Extremos

Genómica

Metabolismo

Biotecnologia

profile-image
Líder

Conceição Egas

Investigador(a)


Linhas de interesse

Identificação e descrição de novos microrganismos extremófilos

Estudo dos mecanismos de adaptação aos ambientes

Interação de microrganismos com hospedeiros

Caracterização de enzimas, produtos e metabólitos para aplicação biotecnológica

Visão Geral

A Microbiómica, o estudo de comunidades microbianas, é um novo campo da ciência impulsionado pela rápida evolução da sequenciação de alto débito e ciências ómicas. O estudo da diversidade dos microbiomas em ecossistemas ambientais, incluindo aqueles associados a hospedeiros, a dinâmica no tempo e no espaço, as interações entre microorganismos ou microorganismos e seus hospedeiros, e a função dos microorganismos, tem contribuído significativamente para a compreensão dos papéis essenciais de microbiomas em tópicos que vão da ecologia à agricultura e medicina.

O principal objetivo do grupo de investigação é compreender as vias metabólicas e / ou mecanismos de adaptação de microrganismos e microbiomas aos ambientes, com um foco particular nos microbiomas de ambientes extremofílicos e nas interacções hospedeiro-microbioma em doenças. Estamos interessados em saber quem são os microrganismos, onde vivem, como se adaptam aos seus ambientes, como interagem com outros microrganismos nas comunidades microbianas, ou com os hospedeiros, e porque adotam estratégias específicas.

Também estamos interessados na descoberta de novos organismos, novas vias metabólicas, enzimas, produtos e metabolitos e na tradução de novas propriedades em aplicações biotecnológicas.

Os nossos objetivos são estudar microbiomas e microrganismos para:

  1. Isolar, crescer e caracterizar novos microrganismos (bactérias e arquéias).
  2. Estudar o metabolismo e/ou mecanismo de adaptação a condições extremofílicas e outras condições ambientais.
  3. Identificar os principais participantes, microrganismos core e interações microbianas em microbiomas por meio de redes de co-ocorrência e outros métodos avançados de associação.
  4. Identificar enzimas, produtos e metabolitos e avaliar a potencial aplicação biotecnológica.
  5. Formar alunos de Mestrado e Doutoramento.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.