O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) volta a associar-se à iniciativa Ocupação Científica de Jovens nas Férias, promovida pela Ciência Viva, dinamizando um conjunto de estágios de verão dirigidos a alunos do ensino básico e secundário.
Com vários anos de participação neste programa, o CNC-UC reforça o seu compromisso com a promoção da cultura científica, proporcionando aos estudantes a oportunidade de contactar diretamente com o ambiente de investigação e com as práticas laboratoriais.
Para 2026, a oferta inclui os seguintes estágios:
- Folias Mitocondriais: Energia e Outras Cenas
- Desenvolvimento de nanossistemas para mediar estratégias antitumorais
- As células também envelhecem?! Vem ver como!
- Será que a Doença de Parkinson começa no intestino?
- Laboratório fora da caixa
Agora, a parte importante, para estudantes de ensino básico e secundário: isto não é só para “ver como é” — é mesmo para experimentar ciência a sério.
Vais entrar num laboratório, lidar com quem faz investigação todos os dias e perceber como surgem respostas para perguntas que ainda hoje estão em aberto. E sim, vais pôr as mãos na massa!
Se tens curiosidade, gostas de desafios e queres um verão diferente de todos os outros, candidata-te
As inscrições abrem a 6 de maio. Informações e candidaturas aqui.