O Biotério é um recurso partilhado que providencia serviços em experimentação e criação de animais para fins científicos a todos os investigadores do CNC e de outros departamentos UC e empresas. A sua missão é garantir o bem-estar animal e as condições sanitárias de acordo com os elevados padrões da investigação e ensino de excelência.
Presentemente, o CNC administra dois biotérios, o biotério CNC_UC-BIOTECH em Cantanhede, e o biotério FMUC/CNC em Coimbra. O biotério CNC_UC-BIOTECH tem capacidade para alojar 1500 animais, murganhos e ratos, sem patogénios específicos (SPF), e oferece uma área de biossegurança nível 2 (ABSL2) para a realização de experiências em animais associadas a agentes de risco potencial moderado para o homem e/ou meio ambiente. O biotério FMUC/CNC é uma instalações do tipo convencional com capacidade para alojar aproximadamente 4.000 animais, murganhos e ratos. Estas instalações apoiam principalmente projetos experimentais relacionados com neurociência, imunologia, cancro e doenças metabólicas através de uma conjunto de equipamentos para testes comportamentais, salas de cirurgia e serviços especializados, nomeadamente, criação e alojamento de estirpes de tipo selvagem e geneticamente alteradas, produção de embriões e ninhadas e apoio técnico aos procedimentos de experimentação animal, incluindo cirurgia.
O CNC foi uma das 19 instituições nacionais que assinou o Acordo de Transparência sobre Investigação Animal em Portugal, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ciências em Animais de Laboratório (SPCAL), em colaboração com o European Animal Research Association (EARA).
Ao assinar o Acordo de Transparência, os signatários concordam com as seguintes obrigações:
- Colocar uma declaração referente ao bem-estar animal no website da Instituição.
- Colocar um link para o Acordo de Transparência.
- Fornecer informações adequadas aos meios de comunicação social e ao público em geral sobre as condições em que é efetuada a investigação com animais e os resultados obtidos.
- Desenvolver iniciativas que promovam maior conhecimento e compreensão da sociedade sobre o uso de animais em investigação científica.
- Reportar anualmente os progressos obtidos e partilhar experiências.
Palavras chave:
Biotério; Experimentação Animal; Bem-Estar Animal; ORBEA
Services / Technologies:
Conceção, realização e suporte para procedimentos de experimentação animal
Produção de murganhos e ratos
Colheita de amostras (sangue, fezes e tecido para genotipagem)
Produção de embrições e ninhadas programadas
Esterilização de equipamentos
Outros serviços a pedido
Contacto:
animalhouse@cnc.uc.pt