Festival de Ciência de Oliveira do Bairro

O Festival de Ciência de Oliveira do Bairro (FeCiOB) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e do Instituto de Educação e Cidadania (IEC) que conta com a participação de escolas, autarquias, empresas, associações, Centros de Ciência e institutos de investigação, tais como o CNC. Este festival, aberto à população em geral, tem como objetivo promover a fluidez de comunicação entre diferentes áreas da Ciência e as suas aplicações, permitindo o envolvimento da Ciência em áreas como a Educação, a Saúde, e o Ambiente.

O FeCiOB surgiu na sequência do reconhecimento de Oliveira do Bairro como Município Europeu de Cultura Científica, atribuído em 2014 pelo projeto europeu PLACES. Este reconhecimento resultou da prática do ensino experimental de ciências nas escolas do concelho e no IEC, com a colaboração das Universidades de Coimbra e Aveiro e de institutos de investigação