Entender a tauopatia associada à doença anti-IgLON5 com neuroproteómica.

Visão Geral

Resumo do Projecto

Este projeto colaborativo tem como objetivo descobrir as alterações iniciais na sinalização intracelular e proteostase que levam à formação de emaranhados neurofibrilares (NFTs) e à neurodegeneração num modelo de tauopatia em roedores não genético da doença anti-IgLON5. A doença anti-IgLON5 é um distúrbio neurológico autoimune recentemente descrito, no qual os pacientes apresentam anormalidades do sono, movimento, cognição e acumulação de NFTs. Acredita-se que os autoanticorpos contra a proteína de adesão celular neuronal não caracterizada IgLON5  (anti-IgLON5 IgGs) causem a doença anti-IgLON5, mas o mecanismo molecular subjacente é desconhecido.

Neste projecto iremos combinar a nossa experiência complementar em proteínas de adesão celular e proteómica e neurodegeneração. Iremos elucidar o interactoma da IgLON5 e obter novas informações sobre o mecanismo patológico dos anti-IgLON5 IgGs para determinar como os anti-IgLON5 IgGs derivados de pacientes alteram o proteoma e fosfoproteoma cerebral. Ao contrário dos modelos genéticos clássicos de tauopatia, que não replicam factores que contribuem para a doença como a neuroinflamação e diversidade de NFTs, o nosso modelo permitirá eliucidar o cronograma preciso e a sequência de eventos moleculares subjacentes ao início patológico da tauopatia.

Por fim, iremos fornecer novas informações sobre os mecanismos moleculares gerais subjacentes à neurodegeneração em tauopatias e obteremos informações específicas sobre a patogénese da doença anti-IgLON5, para a qual atualmente não há tratamento. Uma vez que os pacientes com doença anti-IgLON5 têm altos níveis de anti-IgLON5 IgGs, que provavelmente induzem a perda de função da IgLON5 juntamente com uma diminuição do sono e cognição, este projeto também lançará as bases para entender o papel da IgLON5 nesses processos criticamente importantes.

Antigos membros

Equipa Externa

Jeffrey N Savas (Feinberg School of Medicine - Northwestern University, Chicago, USA). 

Lidia Sabater (Clínic Hospital, Barcelona, ES). 

Financiamento

Detalhes de Projeto

Código do Projeto

CP2-1-0000000126

Data de Aprovação

2024-01-29

Data de início

2024-04-01

Data final

2025-09-30

Custo Total Elegível

100.000,00 $€

Detalhes do Financiamento

Funding Agency: Chan Zuckerberg Initiative (CZI); Collaborative Pair Pilot Project Award (Cycle 2).

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.