A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um dos distúrbios do sono mais comuns e estima-se que a sua prevalência continue a aumentar. No entanto, 80-90% dos casos de SAOS permanecem por diagnosticar. O diagnóstico normalmente envolve estudos do sono dispendiosos e demorados, sobrecarregando os pacientes e resultando em listas de espera longas. Se não for tratada, a SAOS contribui para o desenvolvimento de doenças relacionadas com a idade como o cancro, doenças cardiovasculares, metabólicas e neurodegenerativas. Este Projeto aborda a necessidade urgente de melhorar a deteção e gestão da SAOS. Aproveitando ferramentas de bioinformática e machine learning, identificámos um conjunto de marcadores moleculares no sangue que distinguem os pacientes com SAOS dos indivíduos saudáveis e dos pacientes tratados dos não tratados. O objetivo é estabelecer um algoritmo altamente sensível e específico que permita a identificação da SAOS, a avaliação da progressão da doença e a monitorização da resposta ao tratamento. Em colaboração com o Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, iremos aplicar e validar este algoritmo em amostras de pacientes, facilitando a deteção precoce da SAOS, a monitorização da doença e a avaliação da resposta ao tratamento.
O nosso objetivo é estabelecer o algoritmo OSAscreener como uma ferramenta fiável para o diagnóstico e monitorização da SAOS. Especificamente, pretendemos validar o desempenho do algoritmo utilizando amostras de sangue de indivíduos saudáveis e pacientes com SAOS, antes e depois do tratamento. Procuramos demonstrar a eficácia do algoritmo na redução dos tempos de espera para diagnóstico e nos custos seeus associados. Além disso, pretendemos abrir caminho para a sua implementação em centros hospitalares públicos e privados, com o objetivo final de melhorar o acompanhamento dos pacientes e contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para a SAOS.
Inov C+
Compete 2020
2022-10-01
2023-07-01
6000€
INOVC+ - Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.