A Máquina dos Sonhos

Visão Geral

Resumo do Projecto

O sono é essencial para a nossa saúde e bem estar. É uma função natural e básica, que é sujeita a evolução ao longo dos vários períodos da vida. No entanto, a importância do sono sempre foi e continua a ser muito desvalorizada. Perturbações do sono contribuem para o aparecimento de muitas doenças, tais como a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS).

A utilização de linguagens artísticas para explorar temas científicos tem-se revelado uma abordagem de comunicação de ciência eficaz e com muito sucesso. O teatro, em particular, tem a capacidade de despertar emoções e fomentar a criação de opiniões em relação a diversas temáticas, nomeadamente científicas. Neste projeto, propomos articular vários domínios científicos (ciências da saúde, economia, desporto, psicologia, bioinformática) e o teatro de forma a sensibilizar a população para bons hábitos de sono. Propomos assim, apresentar uma performance científico-teatral, utilizando em simultâneo e de modo colaborativo as linguagens artística e científica, que explore a temática do sono e patologias associadas como a apneia do sono, partindo de projetos conjuntos anteriores entre o CNC e a companhia de teatro Marionet. 

Performance científico-teatral apresentada no âmbito das comemorações dos 730 anos da Universidade de Coimbra, com o apoio do concurso de Promoção da Cultura Científica 2020. 

Galeria de Vídeos e/ou Imagens

Parceiros

Financiadores

Detalhes de Projeto

Código do Projeto

N/A

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.