Brain Gain: à descoberta das neurociências

Visão Geral

Resumo do Projecto

Conscientes das barreiras entre os cientistas e a sociedade, Catarina Seabra & Mariana Laranjo criaram em 2020 o projeto “Brain Gain - Discovering Neuroscience”, para desenvolver eventos de divulgação de educação de acesso aberto dirigidos a estudantes do ensino superior.

A missão do Brain Gain é: i) democratizar o acesso à investigação em neurociências; ii) destacar a investigação de excelência desenvolvida em Portugal; iii) inspirar os alunos a seguir carreiras relacionadas com neurociências; iv) criar recursos na área das neurociências.

Nos eventos online, abordamos as neurociências a partir de diferentes pontos de vista. Profissionais ligados à ciência nacional são convidados a promover uma troca de ideias com o público. Uma vez por semana, para cada tema, há apresentações e debates dos convidados, em português. No final, partilhamos questionários ao vivo e os vencedores recebem um ano de quotas da Sociedade Portuguesa de Neurociências - SPN.

Em 2022, surgiu o “The Brain Challenge” - uma competição de pitch em que desafiamos os alunos a apresentar uma descoberta que os inspirou, promovendo a interação com neurocientistas através da SPN. Oferecemos workshops sobre comunicação de ciência para estimular o pensamento crítico e desenvolver competências de comunicação.

Em breve mais iniciativas! Visite o site Brain Gain.

Galeria de Vídeos e/ou Imagens

Equipa Externa

Sílvio Mendes, FLUC

Daniel Ribeiro, Proaction Lab (Former Member)