Essa (não) é uma pergunta fácil

Visão Geral

Resumo do Projecto

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma em cada seis pessoas foram afetadas pela infertilidade ao longo da sua vida. Isto corresponde a milhões de casais afetados em todo o mundo e cerca de 300 000 casais em Portugal. Além da consequência mais óbvia, a incapacidade de conceber, esta é uma doença que tem também um assinalável impacto psicossocial e económico.
Compreender a extensão da infertilidade é fundamental para elaborar intervenções adequadas, garantir um acesso justo aos cuidados de fertilidade e para mitigar os factores de risco e as suas consequências menos óbvias. Negligenciar estes aspetos poderá prejudicar os esforços globais para defender direitos humanos fundamentais.
Como com qualquer problema de saúde, é imperativo saber mais para ultrapassar o impacto da infertilidade em todas as frentes, assim como são necessárias ações imediatas para reforçar os esforços globais na prevenção, gestão e tratamento da infertilidade.
Neste sentido, é necessária uma melhor caracterização dos homens inférteis, identificando os factores que podem estar a contribuir para a sua infertilidade. Isto deve ser seguido por uma análise seminal melhorada, que se pretende mais detalhada, garantindo um melhor poder preditivo. Finalmente, as descobertas científicas devem ser “recebidas” por uma sociedade com uma melhor literacia reprodutiva.
A nossa equipa foca-se nestes 3 pontos, sendo que este projeto em específico se centra na última frente, promovendo ações para melhorar a literacia em saúde reprodutiva. A nossa campanha de promoção da literacia em saúde reprodutiva inclui ações como palestras e seminários em escolas e associações de pacientes, atividades práticas em feiras de ciência, centros de ciência viva e escolas. Estas ações são dirigidas a um público alargado, que certamente beneficiará dos novos conhecimentos. Estamos ainda a desenvolver um kit de literacia com o objetivo de contribuir para a educação e sensibilização das crianças (e dos educadores) em temas relacionados com a reprodução e fertilidade. Pretendemos, através da partilha de conhecimento, que as suas decisões futuras sejam acertadas e atempadas e ainda contribuir para uma sociedade mais inclusiva e com menos espaço para o estigma e desigualdades.

Em 2024 foi publicado pela editora Alfarroba o livro infantil "Essa (não) é uma pergunta fácil", com o argumento de Sandra Amaral e ilustração de Ana Vasconcelos, com o apoio da Associação Portuguesa de Fertilidade, que pode ser adquirido aqui

Galeria de Vídeos e/ou Imagens

Antigos membros

Parceiros

Detalhes de Projeto

Código do Projeto

N/A

Data de início

2023-09-01

Data final

2025-12-31

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.