ARTHUR – POCI-01-0247-FEDER-039690 - 3DDentofacial Surgery Full Planning

Visão Geral

Resumo do Projecto

O sucesso da cirurgia facial depende da técnica cirúrgica e da precisão do plano cirúrgico. No entanto, apesar da evolução técnica e tecnológica das abordagens à cirurgia da cabeça, face e pescoço, o cálculo do impacto da técnica cirúrgica no osso e na máscara facial do indivíduo é ainda efectuado de forma empírica. Dadas as limitações existentes ao nível das ferramentas de planeamento da cirurgia reconstrutiva facial, o projeto pretende desenvolver uma plataforma inovadora capaz de simular e prever o resultado final deste tipo de intervenção. Trata-se de uma ferramenta virtual destinada a auxiliar os profissionais de saúde no planeamento cirúrgico, que lhes permitirá comparar (determinar) o aspeto final da face do paciente face às várias opções cirúrgicas existentes. Utilizando técnicas de processamento gráfico, modelação 3D e visão por computador, baseadas em modelos de simulação do comportamento biológico, propõe-se desenvolver um software de visualização tridimensional capaz de avaliar o impacto real na máscara facial do paciente de eventuais alterações milimétricas da estrutura óssea e dos dentes. Esta relação pretende fornecer ao médico uma ferramenta que lhe permita planear toda a intervenção a realizar sobre a estrutura rígida deformada, visualizando, com total realismo e em tempo real, como se comportará a máscara facial.

Objectivos Principais

O objetivo é aplicar a ferramenta em desenvolvimento a dois tipos de casos de utilização:

  • Desfiguração congénita. Numa primeira fase, pretende-se aplicar a situações resultantes de malformações ósseas congénitas, que, sendo situações que já nascem ou se desenvolvem no indivíduo, a simulação reconstrutiva não tem base de referência. São situações em que, embora o tecido ósseo esteja deformado, é estável e saudável. O objetivo é encontrar o melhor resultado estético, garantindo um resultado funcional. Alguns exemplos de situações a aplicar são: dismorfose dento-facial, fenda palatina, Síndrome de Pierre Robin e Síndrome de Treacher Collins ou Doença de Crouzon (Distrose Craniofacial) e outras malformações faciais congénitas com alteração do esqueleto ósseo.
  • Desfiguração Adquirida. O segundo caso de uso diz respeito a situações externas que levam à deformação facial, como o cancro oral com envolvimento ósseo ou a necessidade de excisão óssea para estadiamento do tumor oral, e episódios que possam causar algum tipo de lesão (acidentes rodoviários, etc.) que afectem a estrutura óssea. São situações em que o tecido ósseo não só está deformado como instável e em processo de recuperação, pelo que será necessário analisar outros indicadores para prever o impacto. Para este caso de utilização, se existir uma base de referência, o objetivo é garantir a funcionalidade interna (osso, dentes, etc.) e obter o resultado estético que mais se aproxime da fisionomia do indivíduo antes do evento.

Detalhes de Projeto

Código do Projeto

POCI-01-0247-FEDER-039690

Data de início

2019-10-01

Data final

2022-07-01

Custo Total Elegível

131.322,65€

Detalhes do Financiamento

POCI/Compete 2020

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.