Visão Geral
A Unidade de Bioinformática e Análise de Dados oferece um conjunto abrangente de serviços adaptados aos utilizadores internos e externos, permitindo um processamento eficiente e uma análise aprofundada dos dados biomédicos. A nossa missão é maximizar o valor dos dados gerados pelos utilizadores e facilitar o processo de descoberta de conhecimento. Apoiamos projetos de investigação científica de todas as dimensões, desde a avaliação estatística de experiências em pequena escala até à análise avançada de grandes volumes de dados utilizando a aprendizagem automática e a inteligência artificial.
Oferecemos conhecimento e suporte em diversas áreas da análise de dados biomédicos, incluindo sequenciamento genómico, transcriptómica, proteómica e análise de dados clínicos. Através da utilização de métodos computacionais avançados e da integração de dados, ajudamos os utilizadores a descobrir padrões ocultos, a identificar potenciais biomarcadores e a obter informações significativas a partir de conjuntos de dados complexos.
Serviços
+ Análise e integração de dados ómicos: Apoio na análise e integração de dados de tecnologias genómicas, transcriptómicas, proteómicas e metabolómicas para proporcionar uma visão holística dos sistemas biológicos.
+ Aprendizagem automática e IA: Aplicação de técnicas de aprendizagem automática e de inteligência artificial para descobrir padrões ocultos e prever resultados a partir de conjuntos de dados complexos.
+ Apoio estatístico: Orientação na conceção de experiências, determinação das dimensões ideais das amostras e análises estatísticas abrangentes, incluindo testes de hipóteses e modelação estatística avançada
+ Visualização de dados e elaboração de relatórios: Criação de visualizações intuitivas e informativas para comunicar eficazmente as percepções e conclusões dos dados para um elevado impacto.
+ Desenvolvimento de bases de dados e de servidores Web: Implementação de bases de dados e servidores Web personalizados para facilitar a gestão, a partilha e o acesso aos dados.
+ Recursos de computação de alto desempenho: Acesso a infra-estruturas nacionais de computação de alto desempenho para processamento de dados em grande escala e análises computacionalmente intensivas.
+ Formação personalizada em bioestatística e bioinformática: Programas de formação personalizados para dotar os investigadores de competências essenciais em bioestatística e bioinformática.
Palavras-chave
Bioinformática, bioestatística, análise de dados, visualização de dados, OMICs