Mit.OnOff - Avarias na fábrica de energia

Visão Geral

Resumo do Projecto

O Mit.OnOff é um projecto de comunicação de ciência, assente numa parceria bilateral entre a Universidade de Coimbra (Portugal) e a Universidade de Bergen (Noruega). Este projeto pretende alertar a sociedade para o conhecimento sobre doenças raras, especificamente as que afetam as mitocôndrias (citopatias mitocondriais, com destaque para uma forma de cegueira - LHON), que são consideradas as centrais energéticas das células do corpo humano, onde se localizam as fábricas de energia. A iniciativa centra-se na criação de um livro ilustrado, complementado com outros materiais de comunicação, explicando a problemática das doenças causadas pela falha de produção de energia, com linguagem simples e acessível (em português/inglês e inglês/norueguês). 

Pretende-se sensibilizar a população (em particular de Portugal e Noruega) para este tema e dar maior visibilidade às pessoas que sofrem destas doenças, em alinhamento com os ODS das Nações Unidas, agenda 2030.

Espera-se que a produção deste livro dê aos doentes um sentido de inclusão e representação nos media, o que contribuirá para o alcance das metas dos ODS (3,4,5,8,10,12), ou seja, garantir que as pessoas vivam com saúde, para reduzir a mortalidade infantil e aumentar a expectativa de vida; garantindo a todos o acesso à educação inclusiva, equitativa e de qualidade, garantindo a equidade de género, contribuindo para um mundo pacífico e próspero.

Este projecto é desenvolvido com financiamento (90%) do Fundo de Relações Bilaterais (EEA Grants).

Objectivos Principais

Este projecto irá beneficiar toda a sociedade, incluindo os doentes, as suas famílias e a população em geral, aprofundando o conhecimento científico sobre a mitocôndria e doenças associadas, incluindo os mecanismos de doença e possíveis tratamentos. 

i) Aumentar a literacia em ciência e em saúde; 

ii) Promover a sensibilização e o apoio à investigação científica das citopatias mitocondriais; 

iii) Contribuir para as decisões políticas e promover um impacto positivo nos sistemas de saúde, incluindo aprovação e comparticipação de medicamentos para estas doenças no SNS;

iv) Envolver os profissionais de saúde e contribuir para a capacidade de diagnóstico e acompanhamento dos doentes;

v) Contribuir para a inclusão e representatividade de pessoas com doenças raras nos media. 

Equipa CNC

Equipa Externa

Laurence Bindoff (UIB)

Inês Prazeres (Ilustradora)

 

 

Detalhes de Projeto

Código do Projeto

fbr_oc2_01_universidade de coimbra

Região de Intervenção

Coimbra

Data de Aprovação

2022-01-18

Data de início

2022-03-20

Data final

2023-03-19

Custo Total Elegível

15000€

Financiamento
financier-image

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.