A Saúde no Saber

Visão Geral

Resumo do Projecto

A Saúde no Saber é um projeto nacional que pretende contribuir de forma efetiva para a cultura científica em Portugal ao criar uma campanha de literacia em saúde. Este projeto leva para a arena de discussão pública vários tópicos relacionados com saúde, envolvendo a sociedade na organização de Oficinas de Ciência – momentos de discussão e partilha entre cidadãos e investigadores do CNC, e na co-produção de materiais de comunicação de ciência. Vão ser discutidos temas como Sono, Cancro, Menopausa, Fertilidade e Gravidez, Imunidade, Doenças Neuropsiquiátricas, Doenças Neurodegenerativas, Desenvolvimento Neuronal, Doenças Raras, Microbiologia e Doenças Infeciosas, Alimentação e Doenças do Metabolismo e Biotecnologia e Terapias Avançadas. Este projeto é financiado pela Ciência Viva no âmbito do concurso Comunicar Saúde de 2019.

Objectivos Principais

Este projeto pretende promover a literacia em saúde em Portugal através da:

Aproximação da sociedade à investigação feita na área da Saúde
Criar literacia em saúde ajuda a sociedade a tirar melhor partido dos benefícios da Ciência, tomando decisões mais conscientes e informadas. Aproximar os investigadores do CNC de atores sociais como políticos, doentes, cuidadores formais e informais e estudantes, permite-nos responder diretamente às questões levantadas pela sociedade.   

Produção de materiais de comunicação de ciência
A criação de materiais de comunicação de ciência será feita envolvendo vários atores sociais e recorrendo a diversos formatos e linguagens. Mensalmente são publicadas crónicas no jornal Público aqui.

Equipa Externa

Nuno Coelho, DEI

Carolina Simões, DEI 

Marta Costa, UC 

Parceiros

Financiadores

Detalhes de Projeto

Código do Projeto

123

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.