A Saúde no Saber

Visão Geral

Resumo do Projecto

A Saúde no Saber é um projeto nacional que pretende contribuir de forma efetiva para a cultura científica em Portugal ao criar uma campanha de literacia em saúde. Este projeto leva para a arena de discussão pública vários tópicos relacionados com saúde, envolvendo a sociedade na organização de Oficinas de Ciência – momentos de discussão e partilha entre cidadãos e investigadores do CNC, e na co-produção de materiais de comunicação de ciência. Vão ser discutidos temas como Sono, Cancro, Menopausa, Fertilidade e Gravidez, Imunidade, Doenças Neuropsiquiátricas, Doenças Neurodegenerativas, Desenvolvimento Neuronal, Doenças Raras, Microbiologia e Doenças Infeciosas, Alimentação e Doenças do Metabolismo e Biotecnologia e Terapias Avançadas. Este projeto é financiado pela Ciência Viva no âmbito do concurso Comunicar Saúde de 2019.

Objectivos Principais

Este projeto pretende promover a literacia em saúde em Portugal através da:

Aproximação da sociedade à investigação feita na área da Saúde
Criar literacia em saúde ajuda a sociedade a tirar melhor partido dos benefícios da Ciência, tomando decisões mais conscientes e informadas. Aproximar os investigadores do CNC de atores sociais como políticos, doentes, cuidadores formais e informais e estudantes, permite-nos responder diretamente às questões levantadas pela sociedade.   

Produção de materiais de comunicação de ciência
A criação de materiais de comunicação de ciência será feita envolvendo vários atores sociais e recorrendo a diversos formatos e linguagens. Foram produzidos diferentes conteúdos: 

- Rúbricas de rádio, que compõem a série "A Saúde no Saber: desvendar ciência em menos de 3 minutos", emitidas pela Rádio Universidade de Coimbra (RUC);

- Animações em compõem a série "A Saúde no Saber: um mito animado"

- Entrevistas que compõem o Podcast "A Saúde no Saber: o podcast"

- Crónicas ilustradas, publicadas no Público e compilados no livro "A Saúde no Saber".

Equipa Externa

Nuno Coelho, CEIS20 & DEI

Carolina Simões, DEI 

Marta Costa, UC 

Parceiros

Financiadores

Detalhes de Projeto

Código do Projeto

123

Região de Intervenção

Portugal

Data de início

2020-01-01

Data final

2023-03-01

Custo Total Elegível

20.000€