IR-miRNA: Identificação e caracterização funcional de microRNAs reguladores de dano cardíaco por isquemia-reperfusão

Overview

Project Summary

O dano por isquemia-reperfusão é uma das mais importantes causas de morbilidade e mortalidade, transversal a várias patologias e cenários clínicos, incluindo infarto do miocárdio. A isquemia é caracterizada por uma insuficiente irrigação dos tecidos, privando-os de oxigénio. Paradoxalmente, o dano causado por isquemia prolongada é ulteriormente agravado durante a fase de reperfusão, originando um dano irreversível. A identificação de factores que contribuem para o dano causado por isquemia-reperfusão é essencial para evitar ou diminuir a extensão deste, e potencialmente desenvolver novas abordagens terapêuticas para intervenção em situações de infarto do miocárdio.

MicroRNA (miRNAs) são RNAs endógenos não codificantes de pequenas dimensões, que desempenham um papel importante na regulação da expressão génica ao nível pós- transcripcional. Estudos recentes demonstraram que os miRNAs exercem um papel regulatório importante em diversos aspectos relacionados com doenças cardiovasculares, incluindo o dano por isquemia-reperfusão. Apesar de um pequeno número de miRNAs ter já sido associado com este processo, uma análise detalhada do papel funcional desempenhado por miRNAs durante o dano cardíaco por isquemia-reperfusão não foi ainda efectuada.

Main Goals

O principal objectivo deste projecto consiste na identificação de miRNAs capazes de proteger cardiomiócitos humanos contra o dano induzido por isquemia-reperfusão, e caracterizar os mecanismos moleculares subjacentes à sua acção, bem como avaliar o seu potencial terapêutico.

A identificação sistemática e imparcial de miRNA com ac;\ao protectora contra morte celular induzida por isquemia-reperfusão será conseguida através da realização de screenings funcionais de larga escala (high-throughput screening) usando bibliotecas de miRNAs, em células humanas. A identificação e caracterização dos alvos moleculares dos miRNAs selecionados será baseada na combinação de abordagens computacionais e experimentais. A modulação de miRNAs, ou dos seus alvos moleculares, poderá constituir uma abordagem promissora para o desenvolvimento de novas terapias para a patologia cardíaca associada ao dano por isquemia- reperfusão.

Project Details

Project Code

POCI-01-0145-FEDER-016696

Region

Centro

Total Cost

177540€

European Union Financial Support

150909€

Financing
financier-image financier-image

We use cookies to improve your visit to our website.